Originais Vs Compatíveis

A INFD compilou as perguntas e respostas dos nossos clientes

«Gasto imenso dinheiros com tinteiros e toners originais! Mas tenho medo que um tinteiro compatível me possa avariar a impressora!» Certamente que já se confrontou inúmeras vezes com este dilema! Para isso, a INFD criou este manual resumido de todas as dúvidas que poderá ter na hora de comprar o seu tinteiro ou toner compatível.

Aspetos a ter em conta antes de comprar:

  1. Diferenças entre o tinteiro/toner (compatível ou original ou reciclado)
  2. O custo dos originais e dos compatíveis
  3. A quantidade de tinta que contêm o consumível e o número de impressões que costuma realizar
  4. A idade da sua impressora/multifunções
  5. O tipo de trabalhos que pretende imprimir
  6. O impacto ambiental

 

Diferenças entre tinteiro ou toner reciclado, compatível e original

Antes de começar precisa de saber qual é a diferença entre os tipos de tinteiros ou toners disponíveis no mercado.

Original (não vendido na INFD)- é produzido pelo fabricante da respetiva impressora. Será, à partida o que lhe dará maiores garantias. Terá o preço mais elevado.

Compatível – é um tinteiro ou toner novo produzido por um fabricante concorrente à marca original. Não têm nenhuma afiliação com os fabricantes originais da impressora sendo que os produtos são totalmente novos e nunca foram utilizados antes.

Reciclado / recarregado (não vendido na INFD) – é um tinteiro ou toner original que já foi utilizado, pelo menos uma vez. Depois de usados são limpos e recarregados, sendo testados para a compatibilidade.

 

O custo dos tinteiros originais e compatíveis

Os produtos compatíveis são sempre mais baratos. No entanto, às vezes vale a pena olhar para mais fatores do que o custo unitário, como por exemplo, a quantidade de tinta presente no produto. Se o preço é a sua prioridade na escolha, então os compatíveis são a opção mais acertrada.

 

A quantidade de impressões que efetua

Se faz uma utilização intensiva da sua impressora:

Compre compatíveis. Vai economizar muito dinheiro! Estes produtos normalmente contêm mais tinta do que os originais, por um preço mais baixo, fazendo o custo por página reduz consideravelmente.

 

A idade da sua impressora

Contando que a sua impressora foi corretamente utilizada e ainda está com bom desempenho, os produtos compatíveis são uma boa opção. As impressoras mais antigas podem não reconhecer, nos compatíveis, o nível de tinta ainda disponível. No entanto, na maioria dos casos imprimirão normalmente.

Quando uma impressora é nova pode não ter escolha, a não ser comprar originais, pois no mercado de compatíveis podem ainda não existir.

 

O tipo de trabalhos que pretende imprimir

Pretende imprimir textos – as tintas compatíveis têm excelentes desempenhos para o texto, com impressões bastante afinadas. A maioria dos nossos “best sellers” são compatíveis na cor preta, e se a impressão de texto é a maior parte do trabalho que realiza, deve experimentar um compatível o mais rapidamente possível.

Os tinteiros originais, usados com papel fotográfico original produzirão sempre os melhores resultados, pois são projetados para trabalhar em conjunto. No entanto, compatíveis são brilhantes para impressão de gráficos, imagens e fotografias domésticas, obtendo igualmente ótimos resultados.

Simon Williams, autor de diversos artigos para sites e revistas da especialidade, fez um teste envolvendo as quatro principais marcas de tinteiros originais e papel e quatro tinteiros de impressoras de marcas concorrentes. As imagens impressas foram entregues a um painel de avaliadores para classificação, e incrivelmente os resultados favoreceram a aquisição de compatíveis em praticamente todas as ocasiões.

 

As preocupações ambientais

“Os produtos compatíveis vão estragar a minha impressora e vou ter que a substituir com mais frequência. Então, mais impressoras são feitas… mais lixo é produzido… maior é a minha pegada ecológica”… Será que se deu conta de estar a pensar nisto?

Nada indica que a utilização de compatíveis possa danificar as impressoras, desde que bem utilizadas e cuidadas. O seu desempenho deverá ser semelhante às que usam apenas produtos originais. A reciclagem de produtos compatíveis é feita pelo mesmo processo dos originais, sendo que os compatíveis utilizam embalagem mas simplificadas e amigas do ambiente. Junte isso com a entrega de toners e tinteiros num ecoponto e fará uma melhor escolha ambiental.

 

CONCLUSÃO

Esperamos que tenha considerado este artigo útil e que possa fazer a sua melhor escolha na hora de comprar. Se ainda tiver dúvidas contacte-nos! Teremos todo o gosto em ajuda-lo a decidir.

Quer os tinteiros, quer os toners compatíveis são efetivamente produtos que pode comprar com confiança, uma vez que atualmente são produzidos com excelente qualidade e compatibilidade em centenas de modelos.

Nós oferecemos uma garantia de 100% sobre os nossos produtos, por isso, se não ficar satisfeito podemos oferecer-lhe um produto de reembolso ou de substituição.